Por‌ ‌que‌ ‌sua‌ ‌loja‌ ‌online‌ ‌não‌ ‌vende?‌ ‌ ‌

Conheça os motivos mais comuns que fazem uma loja virtual não vender.

Para quem tem uma loja online, a maior dificuldade é saber vender continuamente. Para vender, você basicamente precisa ter um produto e uma pessoa interessada. O primeiro passo de sucesso é começar sabendo quem é seu público-alvo e as preferências de compra dessas pessoas. 

A Internet continua a influenciar os hábitos do consumidor por meio de novas ferramentas e plataformas de compras seguras. A comodidade, praticidade e variedade de produtos e serviços são fatores atrativos para quem deseja fazer compras na Internet, além de ter maior segurança e qualidade. A seguir, você verá como fazer para que seu e-commerce consiga ter sucesso nas vendas e a melhorar o seu relacionamento com os consumidores.

Qual é o segredo para vender mais?

A venda de mais produtos nas lojas online está diretamente relacionada ao número de visitas diárias ao site. Parece óbvio, mas muitas pessoas não prestam atenção e acham que ter uma loja online é suficiente para aumentar as vendas.

Por analogia com a loja física do seu supermercado, quanto mais gente passa pela loja física, maiores são as vendas da sua loja. A loja online não é diferente! Ao perceber que os produtos da loja online não estão à venda, o dono da loja costuma pensar que é um problema de plataforma ou estrutura, mas o fato é que ninguém vai à loja online. Se não houver visita, não haverá vendas. Então, o segredo é: gerar tráfego qualificado! (levar para a loja virtual os compradores em potencial).

Como gerar mais tráfego para o meu supermercado online?

Você aprendeu que o tráfego do usuário para o seu site é importante, mas quer saber como fazer isso. Existem algumas maneiras de resolver este problema no curto prazo, enquanto outras precisam de um pouco mais de prazo para um retorno, vamos listar algumas delas aqui:

Estratégias de marketing digital: 

1- Tráfego Orgânico:

Trazer visitantes de forma orgânica é uma tarefa de longo prazo que exige mais trabalho e investimento em SEO (otimização para resultados de busca), interagindo com o público criando conteúdo para o seu negócio (incluindo blog, Facebook ou Instagram). É uma maneira barata e que gera constância de resultados através das pesquisas no google e nas redes sociais do seu supermercado.

2- Influenciadores:

O importante aqui é ter um bom entendimento de quem é o seu público para que você possa determinar quem e o que influenciará. Recomenda-se fazer parceria com pessoas que possam refletir as propostas e produtos da sua empresa, sejam eles influenciadores ou formadores de opinião e parceria com marcas que atraem o seu público. 

3- Tráfego pago:  

Esta é a maneira mais rápida de obter acesso qualificado à sua loja online. Isso também exigirá investimento, mas o retorno é mais imediato. Saiba usar anúncios pagos como Instagram ADS, Facebook ADS para o seu supermercado online. Desta forma, é importante manter um investimento estável e criar anúncios focados no seu público-alvo. Não basta investir uma única vez, é preciso reinvestir para manter o crescimento sustentado.

Estratégias de operação: 

5 - Crie autoridade e gere credibilidade:

Os seus produtos são bons, preços atrativos, o usuário chega em seu site, mas acha ele pouco confiável e vai comprar na concorrência. Existem algumas maneiras de melhorar isso passar mais seriedade para o seu mercado, são elas:

6- Tenha sempre consciência da qualidade e ofertas dos seus produtos, do preço ou frete inadequado:

Sabemos que o brasileiro, em especial o consumidor online, é muito sensível ao valor final e condições de pagamento. Prova disso é a enorme utilização de ferramentas de comparação de preços e fóruns para divulgação de promoções e cupons de desconto. Mas não se engane em apenas vender barato. Isso não garante a sobrevivência do seu negócio online. Você precisa garantir outros fatores importantes na hora da decisão da compra, como por exemplo o frete, a qualidade dos produtos, da entrega e da experiência, para que o lucro possa ser consequência da sua operação 5 estrelas.

7- Foque no atendimento e comunicação:

Experiência de compra é a base do sucesso do seu e-commerce. Um cliente que tiver uma experiência ruim através do seu supermercado online ou não tiver tido um bom atendimento antes mesmo de realizar a compra ou no pós, ele não irá ser fidelizado e você perde vendas. 

Quer saber mais? Confere nosso blog sobre atendimento online. Às vezes seu supermercado online não vende por conta de simples ações que não estão sendo praticadas.