Marketing para supermercados

O marketing para supermercados se tornou uma ferramenta indispensável, oferecendo informações necessárias para a tomada de decisão.

Com o crescimento da concorrência e a variedades de marcas e produtos em diversos seguimentos, tornou-se necessário atrair o cliente com estratégias na intenção de conquistar e fidelizar o mesmo, portanto, as indústrias e suas distribuidoras investem em marketing, que é essencial para divulgação e vendas de suas marcas no ponto de venda e para o sucesso no faturamento da empresa.

E neste artigo vamos te mostrar as melhores formas de aplicar essas ferramentas de marketing para supermercado.

Estrutura do marketing para o supermercado:

Merchandising e a Promoção de vendas, tornam os produtos irresistíveis, provocando desejos, necessidades e ajudando a vender muito.

A diferença entre merchandising e promoção de vendas, é de que no merchandising há uma venda sem palavras sem vendedor presente, o produto é apresentado sozinho, apenas com embalagem, já a promoção de vendas é totalmente ao contrário, utiliza muito o uso de material promocional e vendedores buscando compradores.

Os pontos em comum que ligam o merchandising e a promoção de vendas no marketing é a promoção que a venda de produtos terá utilizando essas ferramentas, eles diferenciam sua marca de outras que estão no mercado, aumentam a participação no mercado, fazendo com que o consumidor tenha desejo de comprar o produto.

1. Produto 

Produto não inclui só bens e serviços como também marcas e embalagens. É qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça a necessidade do mercado. A definição de produto no marketing é o esforço significativo, mais profundo para o quem consome e compra. Portanto, é aqui onde começa a sua estratégia de marketing. 

Crie um relacionamento com o consumidor e faça com que ele se sinta bem em comprar do seu supermercado, isso faz toda a diferença. Descontos, bom atendimento? Todo mundo faz isto. Você precisa ir além!

Muita vezes um produto pode passar despercebido somente pelo fato de que os consumidores não sabem como aproveitá-lo. Por isso, use seus canais digitais para:

2. Preço                                                                                                              

Preço é o valor cobrado por um produto e/ou serviço. O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade. 

É no preço onde está a maior ferramenta de marketing para o seu supermercado. Afinal, as pessoas buscam qualidade e um bom preço. Se sua qualidade for alta, seu preço não ser o menor do mercado, não se torna um problema, já que compensa no que é ofertado ao público. 

3. Canais de vendas 

Trazendo isso para o marketing do seu supermercado, significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais conveniente e fácil para ser adquirido. 

Ou seja, ter mais de um canal de compra é essencial, como ter um site, um aplicativo, um canal que vá além da loja física. Afinal, onde o seu cliente estiver, seu supermercado precisa estar. 

4. Promoção 

É o que chamamos de merchandising, no qual a sua principal função é fazer com que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.Há diversas maneiras de fazer as promoções entrar em nossas casas por meio de computadores, televisão, rádio e, claro, pelo celular. 

5. Benchmarking

O benchmarking é uma ferramenta essencial para obter insights sobre o marketing da empresa. Ele consiste em pesquisar de forma sistemática as melhores práticas usadas pelos seus concorrentes para atrair, engajar e fidelizar clientes.

 A partir disso, a ideia é fazer uma comparação com a sua empresa e identificar quais estratégias são eficientes e poderiam ser incorporadas no plano de marketing.

 Dizendo de outra maneira, o benchmarking é um termômetro para avaliar a sua posição em relação à concorrência e uma fonte de inspiração e referência.

Para fazer benchmarking, faça alguns questionamentos :

6.  Segmentação de mercado

Se você ainda não fez uma segmentação de mercado, é hora de adotar essa ferramenta para seu supermercado. 

Mapeie subgrupos dentro do público que você atende e que estejam em um nicho bem específico. Identifique as necessidades, desejos e características dessas pessoas.

Com esse mapeamento em mãos, ficará mais fácil direcionar ações de marketing segmentadas que, na prática, exercem maior influência sobre o consumidor e, consequentemente, trazem resultados melhores.

7. Pesquisas de marketing

 Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, define a ferramenta da seguinte maneira:

“Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.

Pode-se utilizar as redes sociais como fonte de pesquisas. Stories podem ser ótimos aliados dos supermercados, com enquetes, perguntas, gerando maior engajamento e retorno sobre o seu supermercado e o marketing da sua marca.  

8. Psicologia das cores

As cores são usadas para melhorar as vendas há anos. Despertar emoções específicas, como o senso de urgência da compra. Cartazes, anúncios, botões, textos… Tudo é colorido para que atraia mais atenção dos consumidores e desperte o desejo intrínseco de comprar.

 Cuidado: Uma cor pode causar diversos efeitos psicológicos, tudo depende do contexto que ela está inserida. O vermelho, por exemplo, pode estar relacionado a perigo, paixão ou até mesmo ódio.

As cores mais usadas nos setores alimentícios são:

O fato destas cores estarem em 90% dos cartazes promocionais dos mercados não é coincidência. E o motivo é bem simples: 

 Ferramentas de marketing digital

Com os supermercados se voltando para o Marketing Digital como alternativa para gerar mais oportunidades de negócio, surge a necessidade de tornar mais ágeis os processos realizados nessa estratégia.

Confira as 3 ferramentas essenciais de marketing para supermercados:

  1. Hootsuite

Ferramenta que permite mapear influenciadores digitais, gerenciar perfis de mídias sociais, captar clientes em potencial, agendar postagens nas redes e saber o que os usuários estão falando da sua marca.

É uma ferramenta completa que fornece insights relevantes para a tomada de decisão. Ela permite a automatização de tarefas e, consequentemente, o ganho de produtividade e gera embasamento para verificar qual é a percepção do cliente sobre você, quais estratégias estão performando melhor e quais mudanças no planejamento de marketing são necessárias.

  1. Canva

O Canva é a ferramenta é ideal para quem não tem conhecimento em design ou não conta com uma equipe para produzir conteúdos em formatos como card, banner, apresentação, infográfico ou panfleto.

A ferramenta é intuitiva, portanto, não há segredo para utilizá-la. E a vantagem é que é possível criar conteúdo para redes sociais a partir de templates prontos  - basta personalizá-los.

É através dessa ferramenta que disponibilizamos templates para ajudar o marketing do seu supermercado.  

  1. Google Analytics

É um sistema gratuito de monitoramento de tráfego e ferramenta fundamental para o marketing digital.

O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

Marketing para supermercado também precisa ser analisado, afinal é através desses dados que podemos descobrir se estratégia está fazendo sentido e trazendo o retorno esperado.

Sabemos que coordenar uma estratégia de marketing para supermercado não é fácil.

Por isso que nós da Mercadapp estamos sempre buscando ajudar os supermercados nos seus desafios. Desde nossa equipe de assessoria, no qual vai ajudar de perto o supermercado, até a disponibilização de artes pré prontas e até prontas para seu marketing. 

Quer saber mais vantagens que nós podemos te oferecer? Entra em contato conosco!