Delivery em supermercados, vale a pena terceirizar?

Montar um delivery lucrativo para o seu negócio pode ser bastante desafiador, além de demandar tempo para planejamento e organização. No entanto, priorizar o delivery é essencial para elevar sua empresa, sendo uma excelente forma de aumentar as vendas e gerar valor para seus clientes.

A tecnologia tem sido uma grande aliada tanto da população, quanto das empresas que estão usando desse recurso para não perder vendas, consolidando ainda mais o que já estava se tornando uma tendência. O delivery em supermercados não é mais uma opção e sim uma necessidade. Se você não estiver fazendo uso dessa função, você está perdendo vendas para concorrentes que já utilizam-se desse modelo para alcançar mais clientes.

Mas, afinal de contas, o que vale mais a pena? Montar uma estrutura própria, utilizar um dos aplicativos de entrega ou mais de uma dessas plataformas simultaneamente? Vamos ao longo do texto te ajudar a definir qual a melhor forma de delivery para seu supermercado e como transformá-lo em oportunidade para alavancar suas vendas.

O que deve saber antes de optar por empresas de delivery ou criar um sistema próprio

Segundo a consultora do Sebrae-SP, Ariadne Mecate, diversos fatores precisam ser levados em consideração no processo de decisão como:

É preciso agir com cautela, observar o todo, entender o cenário e agir para não deixar a oportunidade escapar. Essa preparação é importante especialmente pelo crescimento da demanda pelo delivery e a possibilidade de alavancar os lucros através dele.

Devo usar um sistema próprio?

Investir em um delivery próprio pode ser o mais vantajoso se a empresa tiver um volume de entregas significativo e suficiente para cobrir toda a estrutura que este modelo de operação demanda.

Para supermercados que estão começando agora o ideal é entender primeiro o modo de consumo dos seus clientes antes de começar a ter uma logística própria de entregas, já que isso necessita de recursos financeiros para fazer esse investimento, além de tempo para administrar e gerir a estrutura do delivery e seus contratempos.

A maior vantagem do delivery próprio é que o supermercadista vai ter o controle sobre como seu produto vai chegar até o cliente final. O nível de personalização da experiência, padronização de atendimento e controle de qualidade é muito maior, pois há um processo de treinamento nos próprios estabelecimentos, garantido a imagem da marca que poderá ficar ainda mais próxima do seu cliente. 

Para estabelecimentos de porte médio e grande, um sistema próprio de delivery é uma boa alternativa para estreitar laços com os clientes. Esse fato se deve à insegurança das pessoas com entrega terceirizadas. Dessa forma, um serviço exclusivo pode passar uma imagem mais segura para os compradores.

E a terceirização, vale a pena?

Apesar das vantagens do delivery próprio, a terceirização é uma possibilidade que deve ser avaliada com atenção pelos supermercadistas, pois possui suas vantagens e desvantagens. 

Em primeiro lugar, é necessário avaliar as taxas de entrega de cada empresa. De acordo com o Sebrae, as porcentagens variam entre 10 e 30%. Ou seja, é preciso ter em mente que o valor do seu produto não será aquele que você receberá, ou que seu consumidor precisa estar disposto a arcar com o custo da entrega.

Por outro lado, a plataforma é indicada para empresas que não têm uma expertise em entregas ou aquelas que não possuem recursos para fazer um investimento visando montar seu próprio delivery. Essas plataformas geralmente cuidam de toda a parte de gestão, incluindo frota e funcionários. 

Ao optar pela terceirização, no entanto, o empresário não tem a sua responsabilidade isenta. O motivo é simples: se houver qualquer tipo de problema com a entrega, o cliente tende a relacionar com o supermercado (e não com as empresas de delivery). Para evitar problemas do gênero, é fundamental ficar de olho nas avaliações recebidas pela loja e na forma que está sendo realizada as entregas. Assim, você consegue identificar se algo está errado.

Qual é a melhor alternativa para meu supermercado?

Após avaliar as duas opções, chega o momento de escolher a melhor alternativa para seu supermercado. No entanto, se engana o gestor que pensa que precisa escolher apenas uma!

Uma opção não exclui a outra. Pelo contrário. Se você optar por desenvolver um sistema, saiba que manter o trabalho feito com as empresas de delivery é uma boa alternativa para aumentar as formas de entregas do seu supermercado.

Atualmente já existem supermercados que contém vários tipos de entregas como: Entrega Express, Entrega normal, Entrega Rápida. Algumas delas contém limites na quantidade de produtos, já que trabalham com motos para fazer a entrega mais rápido e isso diminui o espaço para levar as compras com qualidade até o cliente. 

Ter o seu sistema próprio para as compras do dia a dia, é a melhor opção. Mas nada impede de você oferecer outras formas de entregas, até cobrar um pouco a mais por elas e ter uma empresa terceirizada que possa lhe auxiliar nessas entregas mais curtas e rápidas. 

Todos os formatos podem coexistir sem problemas. Mas independente do tipo de delivery escolhido, o importante é o varejista ter em mente que, neste momento, essa modalidade é inevitável e trata-se de uma questão de sobrevivência no ramo de supermercados.

E antes de ir embora, assine nossa Newsletter para continuar recebendo em seu e-mail as melhores dicas e conteúdos que vão ajudar a aquecer suas vendas.