Como fazer seu supermercado crescer?

Parece ser redundante falar em tecnologia para discutir os desafios do varejo, mas hoje é preciso lidar com um novo perfil de consumidor. Estamos falando do consumidor 2.0, um resultado da evolução nas relações atuais de consumo. E com isso, a integração dos canais online e offline torna-se necessária para fazer supermercado crescer. 

Para além dos desafios comuns que o setor encontra em um mercado estável, como a grande concorrência, desafios de gestão, controle de estoque, estruturação de loja, entre outros, agora existe mais uma dificuldade. A situação tornou-se ainda mais complexa quando o período de crise no mundo impactou o poder e a forma de compra dos clientes. 

Por isso, fazer um supermercado crescer exige investir constantemente em meios de fidelizar e atrair novos clientes, como investir em empresas com soluções especializadas em varejo. Como encarar todo esse cenário e ainda ultrapassar a concorrência? É isso que você vai descobrir ao continuar lendo este artigo. 

As possibilidades de crescimento do supermercado

Quando se fala em expansão, muitas pessoas acham que é necessário aumentar o número de pontos de venda físicos, mas na verdade não é bem assim. O crescimento pode ser feito de várias formas: ter um e-commerce, aumentar o seu mix de produtos, criar a opção de vendas para pessoa física e jurídica, atendimento para clientes especiais... Ou seja, expandir é aumentar as formas de conseguir lucro com o seu negócio.

As bases para fazer um supermercado crescer

Você tem consciência das ações que realiza diretamente e indiretamente para o crescimento básico do seu negócio? Vamos te ajudar com algumas perguntas essenciais para o entendimento da sua realidade atual.

1- Você está perto de seu cliente? 

Um dos principais pontos para quem quer fazer um comércio prosperar é conhecer profundamente sua clientela. Essa é a porta para o sucesso. Mas não pense que basta saber apenas as preferências do seu público-alvo, é preciso colocá-las em práticas e estar presente onde seu cliente estiver, aumentando assim o alcance da sua marca. 

Afinal, se você não está perto do seu cliente atual, expandir e atingir novos públicos será ainda mais difícil. Assim, você consegue personalizar seu produto ou serviço, conquistando e fidelizando seus clientes. Com isso, também é possível surpreendê-lo com novidades e atrair um público ainda maior!

2- Você está investindo no desenvolvimento do seu pessoal?

É impossível fazer seu supermercado crescer sem pessoas capacitadas para ocuparem postos qualificados dentro da sua empresa. Por isso para crescer você vai precisar investir no desenvolvimento de seus funcionários para que eles ajudem a levá-lo até onde deseja chegar nesse processo inicial de crescimento. 

A equipe é fundamental para fazer os negócios girarem, mas para isso, todos precisam estar em sintonia. E são os vendedores que estão mais próximos do seu público, por isso é essencial absorver deles as informações que podem ajudar o seu negócio. Nessa hora também é importante deixar todos por dentro do que é mais importante e fazer treinamentos com frequência. Uma equipe preparada é uma equipe pronta para ter um excelente desempenho diante dos clientes.

Assim você terá a oportunidade de passar a mensagem para o público: mais que produtos, sua empresa está vendendo um bom atendimento.

3- Seu supermercado contém um bom mix de produtos?

Segundo a cartilha sobre o setor do SEBRAE: “Alguns estudos demonstram que os itens mais consumidos nas lojas, além do básico, são os produtos lácteos, os doces, os salgados, os lanches e os produtos de higiene.”

Não é simples criar um conjunto de itens para atingir a diferentes consumidores que atenda ao seu supermercado de forma geral. Isso porque você precisa definir bem o que seus clientes desejam logo no começo para um crescimento de sucesso. 

Por isso, é necessário uma boa pesquisa para conhecer os hábitos e necessidades das pessoas que consomem do seu negócio. É importante manter uma boa variedade de produtos básicos e agregar outros que atendam bem ao público que mais compra em seu supermercado. 

4- Como anda a comunicação visual da sua loja?

Uma fachada bonita, com uma boa logomarca e o cuidado com o layout interno do supermercado, farão toda a diferença no seu processo de crescimento. Isso implica em utilizar gôndolas bem distribuídas e iluminar muito bem o interior de sua loja.

Sinalize seus setores de forma clara. Por exemplo, se o cliente está procurando a padaria que está do lado oposto, a sinalização deve estar escrita em letras grandes e num local alto, de forma que seja visível de qualquer ponto.

E principalmente o alinhamento entre sua loja física e seus canais online. Para fortalecer a  marca e ser de fácil identificação que aquela propaganda, encarte, site, aplicativo é da sua loja e para a melhor experiência de compra do cliente. 

Para aproveitar todas as possibilidades de aumento do faturamento do supermercado, é fundamental fazer boas escolhas. E com isso vamos te dar dicas de ações que você deve ter para fazer seu supermercado crescer. 

5- Você organiza as finanças do seu supermercado?

Pode parecer óbvio, mas a organização financeira é um dos principais fatores para o seu negócio ter sucesso. O controle total do fluxo de caixa é primordial para que seu negócio consiga crescer. Anote tudo: saídas, entradas e inclusive previsões futuras. Só tendo uma noção real da situação financeira da sua empresa é possível programar um crescimento saudável do seu comércio.

Dicas para um crescimento de sucesso

As escolhas que você faz são fundamentais para o seu supermercado crescer. E com isso, é de extrema importância saber o melhor caminho para o sucesso. Vamos para dicas mais práticas? 

Crie oportunidades

Criar oportunidades que outros não enxergam é um ponto importantíssimo para quem quer sobreviver no meio de vários concorrentes. Sabe aquele horário em que há uma queda no movimento? Ele é essencial para colocar a mão na massa e pensar com toda a equipe estratégica em como trazer clientes para a sua loja e até mesmo agir.  Como por exemplo: Você pode determinar entrega gratuita, acima de um valor. Fazer envio de notificações com as ofertas para os clientes. Criar dias específicos para realizar ações no supermercado, como a Terça da Carne, entre muitos outros. 

O mundo digital é essencial  

Se seu negócio ainda não esteja no universo digital, você está perdendo venda e crescimento para seu concorrente que está. Seus consumidores, assim como você, também estão on-line. E outros vários futuros clientes também. Não deixe sua empresa passar em branco. Hoje isso é mais que um diferencial, passou a ser essencial. Você pode criar lista de transmissão no whatsapp com os encartes para os clientes, alimentar diariamente suas redes sociais, ter um e-commerce exclusivo da sua loja e etc.

Compre bem e venda ainda melhor

Para o seu negócio conseguir prosperar, você precisa comprar bem. Isso quer dizer que você deve ter os melhores fornecedores (busque aqueles em que você tenha referências e confiança, sempre verificando procedência dos produtos e valores), você deve sempre negociar muito para conseguir descontos (podendo até mesmo fazer propaganda em loja, nos encartes, em banner no aplicativo da marca para aumentar os descontos) e adquirir produtos de qualidade que supram as necessidades dos seus clientes. 

Mas lembre-se: não basta lotar as prateleiras de mercadoria. Você precisa ter controle e planejamento para adquirir o que precisa conforme a necessidade. Sem uma estratégia bem definida, você pode acabar perdendo aquilo que passar da validade, por exemplo, ou ainda ter que oferecer a preço muito mais baixo aquilo que já está parado há algum tempo, o que acaba tirando todo seu lucro.

Acompanhe a concorrência

Fique sempre atento a tudo: mercado, concorrência direta e indireta, seus próprios clientes e pessoas que podem ser clientes em potencial. Saber o que está acontecendo no ramo do varejo pode ajudar você a encontrar oportunidades e definir as suas próximas ações. Por isso, é essencial acompanhar as redes sociais dos seus concorrentes, se tiver e-commerce até mesmo fazer uma compra e avaliar seu sistema de entrega, sua qualidade. Saiba usar a concorrência a seu favor com parcerias

Saiba fazer ofertas

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que, quando ativados, levam a uma tomada de decisão mais rápida, quase por impulso. Quando alguém sente que uma oportunidade vai se extinguir, por exemplo, é comum que a pessoa busque aproveitá-la naquele momento. O chamado gatilho de escassez, portanto, pode ser usado em seu supermercado.

Saiba usar o marketing e os gatilhos mentais a favor do seu negócio. Quer saber mais sobre estratégias de marketing? Acesse nosso blog sobre

Crie ofertas-relâmpago de produtos com boa saída ou ótimo desempenho, como por exemplo: Cervejas, produtos de limpeza e faça com que a oportunidade seja limitada e suficientemente atraente para gerar convencimento. É o que acontece ao oferecer descontos somente nas redes sociais ou apenas para quem comprar na sua loja online, por exemplo. Essas ações estimulam os clientes a comprar com maior rapidez e volume, o que ajuda a impulsionar o faturamento.

Para aproveitar todas as possibilidades de aumento do faturamento do supermercado, é fundamental fazer boas escolhas. Uma delas é a otimizar a abordagem. E para isso, o ideal é contratar uma empresa especializada em soluções de supermercados.

Um exemplo claro do porque disso, é a existência de soluções na quais são possíveis criar uma base de clientes acionável, em que se sabe quem compra, quando e como. Também é um jeito de fidelizar e encantar clientes, já que a experiência é personalizada. 

E quer ficar por dentro das novidades do varejo, dicas de como vender mais, fidelizar clientes e elevar a sua marca? Se inscreve na nossa newsletter semanal e fica por dentro do nosso conteúdo exclusivo!