Super Lagoa é campeão de vendas do e-commerce entre os grandes supermercados parceiros da Mercadapp



O Prêmio Mercadapp, em 2020, chegou a sua segunda edição com o objetivo de reconhecer os destaques do ano em diversas categorias da venda online. 2020 foi um ano atípico e desafiador, que mostrou o quanto investir em inovação faz toda a diferença dentro de uma organização. Por isso, entre os grandes nomes da premiação está o Super Lagoa, que direcionou suas estratégias para a otimização da experiência de compra dos seus clientes. Assim, obteve como retorno grandes resultados em vendas e um crescimento da sua presença no mundo do e-commerce. Entenda como! 

2020 e a aceleração do e-commerce nos supermercados



Em uma realidade em que o distanciamento social se tornou a forma mais segura de relacionamento, o Prêmio Mercadapp ganhou um novo significado: reconhecer os supermercados que não mediram esforços para continuar atendendo com qualidade os seus clientes, adentrando ao mundo da tecnologia e disponibilizando seus produtos online, com o objetivo de oferecer mais comodidade e segurança na hora da compra. 

O E-commerce, para a Consumidor Moderno, é presente e também futuro. Em 2020, o número de lojas virtuais cresceu em um patamar que, em um cenário sem pandemia, só chegaria em 2022. A aceleração de grandes empresas dentro do mundo digital fez com que fosse preciso pensar de forma ainda mais estratégica para conseguir se destacar em meio a tantas marcas. 

Neste contexto, destacamos o Super Lagoa, vencedor de duas categorias no Prêmio Mercadapp 2020: Recorde de pedidos em único dia e Campeão do E-commerce entre os grandes supermercados. 

Vale destacar que, antes mesmo da pandemia levar as organizações a serem mais digitais, o Super Lagoa  já tinha um grande foco em tecnologia de venda. Não à toa, em 2019, foi o campeão da mesma categoria, se tornando, em 2020, bicampeão de vendas entre os grandes supermercados parceiros da Mercadapp.


A visão estratégica do Super Lagoa 



Em entrevista com a Mercadapp, a Gerente de Marketing e Cultura Corporativa do Super Lagoa, Fabiana Moura, comentou sobre o momento em que foi tomada a decisão de aderir a venda online como um diferencial competitivo do supermercado. 

“O crescimento das vendas online em diversos segmentos do mercado era uma tendência que o Super Lagoa já vinha acompanhando e, por isso, sabíamos que logo essa realidade chegaria para o varejo alimentar” - Comentou Fabiana. 

Foi assim que decidiram implantar o Lagoa Online, oferecendo uma alternativa para os clientes que queriam migrar para o e-commerce, bem como aproveitar a oportunidade para atender a novos clientes que não compravam nas lojas físicas. A opção estratégica definida foi de começar com um piloto, para que a implantação acontecesse de forma simples, rápida e com menos custos. E foi dessa forma que conheceram a Mercadapp. 

Para 2020, entre os objetivos do supermercado estava ampliar a atuação no e-commerce, porém, os resultados obtidos acabaram superando as expectativas. Em decorrência da pandemia do Coronavírus, houve a necessidade de rever a estratégia para que o Lagoa Online fosse ampliado para mais lojas, de modo que pudesse atender a mais bairros de Fortaleza, assim como expandir para outras cidades do estado do Ceará, como Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.


“Embora as lojas físicas tenham permanecido abertas por serem serviços essenciais, essa foi uma forma muito importante de apoiar nosso cliente no momento do lockdown, permitindo que mais pessoas pudessem ficar em casa e receber suas compras com toda segurança” - disse Fabiana.


Foco na experiência do cliente



2020 foi um ano desafiador pelo Super Lagoa, o qual teve que ampliar rapidamente a operação do E-commerce para conseguir atender ao grande crescimento da demanda. Dessa forma, criou uma estrutura de atendimento online para dar suporte ao cliente, tratar reclamações, assim como orientar o público que estava, pela primeira vez, passando pela experiência de compra online no supermercado. Tudo isso, ao mesmo tempo em que era necessário se adaptar rapidamente para atender todas as exigências sanitárias que o momento pedia, buscando proteger os colaboradores e os clientes. 


“Mesmo diante desses desafios, nos sentimos gratos e vitoriosos, concluímos 2020 com duas novas lojas físicas inauguradas em Fortaleza: o Super Lagoa Santos Dumont e o Atacadão Lag da avenida Bernardo Manoel”. 


Nesse cenário de novas oportunidades, o prêmio recebido pela Mercadapp ganhou ainda mais importância para o Super Lagoa, mostrando o quanto o supermercado conseguiu ser diferente em suas ações e alcançar bons resultados a partir disso. 


“Para nós esse resultado é motivo de grande alegria e produto do trabalho sério e consistente que vem sendo desenvolvido por nossa equipe em parceria com a Mercadapp. Nesse resultado a gente vê desde o planejamento cuidadoso, o bom funcionamento do aplicativo, o treinamento e carinho do time de loja na separação, gerando uma experiência positiva para o cliente. Acreditamos que os consumidores do Ceará, que já conhecem a seriedade e qualidade do Super Lagoa há quase 30 anos, têm nos escolhido também na hora de fazer suas compras online e essa confiança nos traz muita satisfação”


A participação no digital do Super Lagoa está atrelada a uma operação simples e descomplicada desde o seu início, tendo como objetivo uma aceleração da curva de aprendizado e geração de novas estratégias de vendas e resultados. Essas ações também contribuem para uma otimização do relacionamento, principalmente porque o supermercado passou a oferecer uma solução mais completa e focada na experiência de compra do cliente.


Para Fabiana, “essa versatilidade faz muita diferença, pois acompanhamos o cliente nos seus diversos momentos e comportamentos de compra. Oferecer diferentes opções faz toda a diferença. O cliente pode comprar na loja física quando quer ver as novidades e escolher tudo do jeito dele, pode optar por fazer a feira da semana online e ganhar tempo recebendo tudo em casa, ou usar o clique e retire para compra online e passar no Lagoa na volta do trabalho para pegar tudo prontinho”.


A experiência de compra online do Super Lagoa trouxe muitos feedbacks positivos e contato com a aprovação dos clientes, os quais constantemente tecem relatos de satisfação com a qualidade do serviço, que vai desde a separação até a entrega das compras. 


“Parabéns pela costumeira eficiência e qualidade no atendimento ao cliente. Estou muito satisfeito com as compras on-line no Super Lagoa” - comentário de um cliente do Super Lagoa na PlayStore.


Neste ano também recebemos agradecimentos de clientes que se sentiram mais protegidos por poderem continuar comprando no Lagoa sem sair de casa” - Disse Fabiana.


“Durante essa Pandemia, quero agradecer ao Supermercado Lagoa por me suprir do q estou precisando em casa. muito obrigada, pelo atendimento, pela educação, pela presteza” - comentário de uma cliente do Super Lagoa na PlayStore.


Oferecer ao cliente uma maior flexibilidade no momento de compra, bem como um atendimento personalizado e de qualidade do início ao fim com certeza é um dos pontos fortes do Super Lagoa. O planejamento de vendas online do supermercado tem permitido resultados acima da expectativa e, para 2021, a missão é crescer ainda mais em parceria com o time da Mercadapp, buscando sempre novas formas de oferecer uma melhor experiência de compra.  


Deseja se tornar um case de sucesso do e-commerce? Entre em contato com a Mercadapp!


Quer ter acesso ao Aplicativo do Super Lagoa e ter mais flexibilidade em suas compras? Ele está disponível tanto para iOS como para Android. Baixe e aproveite!