Acerte seu público-alvo usando a persona

Se você pudesse resumir o seu consumidor em uma pessoa, como essa pessoa seria? Isso é como seria a persona do seu supermercado. Ela deve ser criada com dados coletados e misturados com dados fictícios. O que significa sair da era do “achismo” e encarar um trabalho duro e muitas vezes questionável. 

Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de marketing digital do seu supermercado. Ao longo desse artigo você vai descobrir o que é, como fazer e por que criar a sua. 

O que é Persona?

A persona é um método de segmentação de quem o seu supermercado quer atingir. Em outras palavras, uma personificação do consumidor que ajuda a melhorar a comunicação do supermercado com o cliente. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona irá lhe guiar na criação de conteúdo e de marketing digital.

Não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica. Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços, uma forma mais ampla de segmentar. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Vamos para um exemplo prático? 

Persona: Juliana, tem 27 anos, é uma profissional que trabalha no marketing, ela é casada, sem filhos. Geralmente está muito ocupada, trabalhando em campanhas sazonais. Participa de eventos na área de inovação. Busca entender mais de rede sociais. Tem maior contato com redes sociais. Ela se preocupa com as atualizações constantes do mercado de marketing digital e por isso busca sempre cursos rápidos para se manter atualizada.

Público-alvo: Homens e mulheres, de 22 a 60 anos, casados, graduados ou pós graduados, com renda estimada de R$ 2.000. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Entendeu a diferença? Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Porém, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a Juliana, afinal é possível entender melhor  a cabeça do cliente e fazer estratégias mais direcionadas e não a um extenso público, como é o caso do público-alvo. Por isso, contém mais chances de dar certo as suas ações com personas. 

Como definir minha Persona?

Depois de entender o que é persona, você precisará se orientar pelo perfil de seu cliente típico. Ou seja, esse processo deverá ser guiado pela maioria da sua base de clientes para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:

Criar e montar uma persona, ou várias personas, pode, a princípio, ser uma tarefa difícil. Mas sabendo as perguntas certas, essa etapa fica mais simples do que se imagina. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Como criar a persona?

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento. Algumas características que utilizamos:

Uma ótima opção é criar nomes para as personas porque isso facilita os debates internos e ações, colocando a persona como alvo. Por exemplo: “Você acredita que a Juliana se interessaria por isso?”

Existe uma ferramenta gratuita que pode te ajudar nesse processo. O Fantástico Gerador de Personas da Resultados digitais. 

Como alinhar as personas com a jornada de compra?

Depois de definir as personas, sua empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas. 

Sua empresa deve criar conteúdos baseados na jornada de compra da sua persona e, em seguida, usar essa jornada para fazer um planejamento do seu marketing digital. Não sabe como fazer esse planejamento? Confere nosso blog sobre isso e aumente sua presença e suas vendas no digital!